domingo, 28 de abril de 2013

PARA OS DISCENTES DO VII SEMESTRE, ALAGOINHAS, CAMPUS II – AULA 01:

As práticas e os costumes dos negros e negras de nosso país, a exemplo do samba, maracatu e candomblé, podem ser vistas como parte da História da África? Pode-se afirmar que é necessário e imprescindível estudar a África para entender o Brasil?

6 comentários:

  1. Joseph Ki-Zerbo afirma que "A história da África é necessária à compreensão da história universal, da qual muitas passagens permanecerão enigmas obscuros, enquanto o horizonte do continente africano não tiver sido iluminado." Acredito que conhecer a história da África é imprescindível para entendermos a história do povo brasileiro, pois o continente africano muito contribuiu para a formação do Brasil. E podemos observar essa contribuição na nossa cultura e em costumes, tais como o samba,o maracatu e o candomblé. Vejo esses costumes como forma de resistência frente a um sistema escravista. Assim sendo, a história do nosso país está diretamente relacionada a da África.

    Janaina Lais
    Vii Semestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se pode negar a influência dada pelo povo africano para com os brasileiros no que se refere as práticas culturais. Porém essas discussões sinaliza para uma espécie de continuidade da África aqui no Brasil, vale ressaltar que perceber uma forte influencia dos povos africanos aqui no Brasil é sim de fundamental importância, o que não pode é querer descaracterizar também a existência do povo brasileiro, com sua cultura, sua religião, suas danças e suas músicas que apesar de tantas influências tem características próprias. Contudo, a ideia de estudar a África é fundamental para um profundo entendimento da história do nosso país.

      George dos Santos
      VII Semestre

      Excluir
  2. Concordo com Joseph Ki-Zerbo no tocante ao fato de que o processo de compreensão da história universal esteja relacionado com o estudo e conhecimento da história da África. Muito mais ainda a respeito do conhecimento da história do Brasil, pois, temos muitas práticas cotidianas e costumes herdados do povo africano trazido para o nosso país de maneira tão vil, mas, que trouxe consigo sua história, crenças, costumes e cultura. Portanto, não há como conhecer de fato a história do Brasil deixando essa lacuna na nossa cultura.
    Tania Sonize.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o conhecimento sobre a história da África é importante não só para entender o Brasil, mas compreender a história universal.
    Os costumes dos povos africanos influenciaram diversas culturas em várias partes do mundo.
    Entretanto é sempre bom lembrar que o povo brasileiro foi influenciado por diversas outras culturas e que somos um país heterogêneo com características bem peculiares de região para região.
    Daiane Souza

    ResponderExcluir
  4. O conhecimento sobre a historia da áfrica se torna necessário para todo o mundo, como aborda Josef Ki-zerbo, dessa forma concordo com ele. No que se refere ao Brasil, acho de extrema importância o estudo da áfrica para a compreensão do nosso passado, pois milhares de africanos foram trazidos para o Brasil por causa da escravidão, desse modo não podemos negar a influencia desses diversos povos na nossa cultura. Não apenas no Brasil, mais diversos países foram influenciados pelos costumes de diversos povos da áfrica.
    Monalisa Matos

    ResponderExcluir
  5. Conforme comentários de Daiane, também credito que o conhecimento sobre a história da África é importante não só para entender o Brasil, mas compreender a história universal.
    Os costumes dos povos africanos influenciaram diversas culturas em várias partes do mundo. E no Brasil não foi diferente uma vez que historicamente o povo brasileiro foi influenciado por diversas outras culturas e que somos um país heterogêneo com características bem peculiares de região para região. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

    Nélio Costa

    ResponderExcluir