sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aula 01 05/07/11 - África: problemas e possibilidades da contemporaneidade.

Para os discentes do VII semestre do campus Alagoinhas.
Pede-se para comentarem a respeito dos principais problemas enfrentados por parte das populações do continente africano, bem como sobre as possibilidades existentes para superar a crise atual. Há problemas no continente africano? Há saídas?

Ivaldo.

4 comentários:

  1. O problema da África, hoje, deriva do processo de colonização e exploração predatórios, que tiraram do povo sua alma e suas riquezas e hoje retribuem com esmolas.
    Por mais de cinco séculos, a África vem sendo espoliada em todos os sentidos. Para o mercado mundial, os povos africanos não têm perspectivas, enquanto suas preciosas riquezas naturais são cobiçadíssimas. Por isso, o saque e a anarquia são continuamente alimentados por interesses comerciais internacionais.
    Infelizmente, salvo algumas pouquíssimas e pequenas regiões onde há um relativo desenvolvimento, o panorama atual africano apresenta uma diversidade de problemas graves, como a fome, a enorme pobreza, doenças e pestes (como AIDS, Tuberculose, etc), guerras (internas ou não), pragas agrícolas que ainda não conseguiram controlar porque não tem meios para tal. É um pais do 3º mundo que possui imensas riquezas internas e poderia surgir como uma potencia mundial se tivesse meios de auto-sustentação. o grande problema de África é o aproveitamento descarado efetuado pelas potencias mundiais nesse pais onde ainda por cima esses mesmos aproveitadores utilizam-se de campanhas de voluntariado mas o que realmente fazem é roubar-lhes as suas riquezas e aumentarem o poder de dívida do próprio pais. Esse é o verdadeiro problema de África....

    SORAYA DOS SANTOS SOUZA
    VII SEMESTRE
    CURSO LICENCIATURA EM HITÓRIA (UNEB)

    ResponderExcluir
  2. Como bem citado pela colega Soraia a colonização,dominação,exploração e partilha do continente africano trouxeram grandes consequências que são refletidos até os dias atuais.
    sabe- se que a divisão do continenet africano foi pautada nos interesses das grandes potências européias não levando em consideração os interesses e ,as necessidades do povo africano bem como a sua identidade étnica cultural e racial.foi ela uma partilha voltada para os interesses das potências grandes européias cujas consequências são os grandes problemas sociais,políticos e econômicos qu7e atinge a África atual gerado por uma série de problemas apresenta uma diversidade problemas graves como a fome,doenças e epidemias como a pestes, a AIDS e consequentes guerras internas por disputa da água e de territórios.
    Vale ressaltar que apesar de todos esses problemas que assolam a África desde a sua colonização o país apresenta em sua estrutura econômica grandes riquezas que poderiam subsidiar uma oportunidade do país surgir como uma grande potencia mundial.
    Partindo desse pressuposto salienta -se que o grande obstaculo para a resolução destes graves problemas que assolam a áfrica está associada a ausência de politicas públicas que oferecesse ao país melhor sustentação e o uso das riquezas internas para beneficio do próprio país.
    Valnete da Cruz

    ResponderExcluir
  3. Os problemas do continente Africano vem desde o período de colonização. os colonizadores impuseram sua cultura e valores, fazendo dos Africanos "bonecos de marionetes", apesar dos africanos terem lutado contra essa invasão dos europeus.
    Existe problemas na África no que tange a economia, desenvolvimento social, infra-estrutura e uma precárias condições de saúde imposta pelos colonizadores que durante longos séculos exploraram a mão-de-obra, as riquezas naturais, assim como a costa marítima, além de enfrentarem constantemente 'guerrilhas' no seu território.
    apesar deste estado de calamidade na África pode despontar entre potencia do terceiro mundo, necessita de um governo solido o qual reorganize a economia e a sociedade com base no seu sistema de grupos étnicos e o desenvolvimento interno do capitalismo. Além disso deve-se melhorar a condição de saúde da população, já que o Continente é conhecido mundialmente como o local da miséria, fome, pobreza e inúmeros tipos de doenças.
    Através do bom desenvolvimento e funcionamento interno deste continente ele poderá desenvolver-se igualmente.

    Azivonete Francisca Cardoso dos Santos
    VII semestre

    ResponderExcluir
  4. Os problemas da África discutidos denotam a diversidade dessa região, assim vale elencar os autores Waldman e Serrano, visto que, estes abordam os recursos naturais deste continente. Segundo os autores, a distribuição da água ocorre de forma irregular e para demonstrar tal situação exemplificou o contraste da demanda desse recurso natural na Somália e Angola e, além disso, apresentaram a hidrografia da África.
    De acordo os autores a hidrografia existente na África é pouco expressiva e o que agrava o problema da seca é a ação do homem na natureza, através de da exportação da madeira descontrolada, demanda de água pela agricultura e urbanização. Esses fatores contribuem o aumento da seca, mas como já foi citado que há regiões possuidoras do ouro azul em abundância, porque não transferir para locais que são escassos desse recurso?
    Diante dessa questão, vale citar Adriano Moreira, pois este afirma que a África necessita de fato boas governanças, porém, infelizmente para os africanos é apresentado ter como referência os padrões europeus. Nesse sentido, é percebido que os locais que são coniventes com política européia são beneficiados, assim discorrer sobre solução para os problemas da África é complexo, já que, a situação caótica desse continente é reflexo da política vigente.

    ResponderExcluir