Trata-se de mais um instrumento de divulgação dos debates feitos pelos discentes do curso de História da Universidade do Estado da Bahia - através da ação do Núcleo de Estudos Africanos.
Não há uma identidade única que agregue as especificidades culturais, econômicas e políticas dos povos do continente africano. E é justamente, como tentativa de uma autodeterminação e autoafirmação africanas, que se constituíram, ao longo do século XX, formas de auto inscrição, pautados em um discurso nativista e instrumentalista, onde o negro, é sempre visto como vítima, como sujeito que em busca de sua autenticidade,anseia se encontrar e pertencer a si mesmo e estabelecer um relação com o mundo. Mesmo que para isso, por vezes ele venha a negar a sua forma "autêntica de negro". Demonstrando, claramente, como a identidade relegada ao negro, é fruto de um neurose da vitimização, que fazem ficções serem Vistas como verdades históricas, a partir do momento que a historiografia e o historicismo são concebidos como construções repletas de significações ideológicas muitas vezes cruéis e falaciosas.
Não há uma identidade única que agregue as especificidades culturais, econômicas e políticas dos povos do continente africano. E é justamente, como tentativa de uma autodeterminação e autoafirmação africanas, que se constituíram, ao longo do século XX, formas de auto inscrição, pautados em um discurso nativista e instrumentalista, onde o negro, é sempre visto como vítima, como sujeito que em busca de sua autenticidade,anseia se encontrar e pertencer a si mesmo e estabelecer um relação com o mundo. Mesmo que para isso, por vezes ele venha a negar a sua forma "autêntica de negro".
ResponderExcluirDemonstrando, claramente, como a identidade relegada ao negro, é fruto de um neurose da vitimização, que fazem ficções serem Vistas como verdades históricas, a partir do momento que a historiografia e o historicismo são concebidos como construções repletas de significações ideológicas muitas vezes cruéis e falaciosas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir