Trata-se de mais um instrumento de divulgação dos debates feitos pelos discentes do curso de História da Universidade do Estado da Bahia - através da ação do Núcleo de Estudos Africanos.
domingo, 14 de agosto de 2016
PARA OS DISCENTES DO QUINTO SEMESTRE, ALAGOINHAS, CAMPUS II – AULA 04:
A África pode ser definida como uma invenção. Tanto nos aspectos das suas práticas, como nos costumes. Há várias Áfricas, sendo as mais evidentes aquelas que ressoam no senso comum de nossa sociedade, no caso, a África una, homogênea e indistinta. Discorra sobre a invenção da África.
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Nas organizações sociais da África ocorreram ensaios da escravidão, o coronelismo e a subordinação e a adulteração de seus conceitos culturais, diante do episódio da revolução francês e seus empates são notáveis que tenha um marco ou uma cronologia histórica que deu estreio a idade contemporânea.
ResponderExcluirPortanto, com o inicio da Idade Média foram vários elementos que começa a serem modificados como a servidão e caçando os direitos feudais se iniciando um novo ciclos na história no continente africano e proclamando, os princípios de liberdade, Igualdade,Fratenidade começaram a fazer parte da vida cotidiana, diante da emancipação e modificação, não foi satisfatória por que? o panorama do continente africano se conservar-se custodiado pelo domínio europeu.
Segundo autor é evidente que ainda hoje as elites do continente africano que as suas tendências, pois, e de conservar e dominar muito mais dielétrico francês de que seu próprio vocabulário linguístico, ou seja, sua língua materna.
Outro ponto que o autor aborda são as questão do decorrência da politica francesa, dentro do continente africano em uma perspectiva em linha geral, e decompor a civilização africana, que esses povos eram verdadeiros africano selvagem.
E importante salienta que essa construção da identidade dos povos do continente africano esta relacionado a questão, de como o outro ver o outro, da determinação social que ocupa, ou da politica pré - estabelecida e essencialmente pelos os valores culturais definidos pela sociedades.
E importante salientar, que durante a trajetória, foram surgindo, outras informações, que foram aguentados na ideia de que as imposições determinadas pelos tratados entre os outros federações que dominava a industrializações de seus produtos, transportaram para redefinir as exterioridades territoriais do continente africano e como o conflito social se apropriava de matérias – primas apreciáveis.
No período da segunda guerra mundial começaram a surgir, às mudanças que foram visíveis, neste período onde as grandes potencias começaram a priorizar os seus interesses, as percepções, na ideia de descolonização e emancipação.
Os povos africanos com as sua circulação de colaboraram para a aquisição para a liberdade e a emancipação politica.
Atreveis de seus esforços lutas, as colônias conquistaram a sua emancipação politica da dominação colonial europeia, esse processo histórico ocorreu não nesss conjuntura, mas, ainda e necessário que haja uma reconquista universalizada da soberania, da autodeterminação e da dignidade politica.
Por fim, apesar de tantos altos e baixos, as colônias africanas conquistaram a sua emancipação; depois de muitos esforços, depois de ficarem livre da dominação europeia. E necessária que ainda que haja muito a fazer pela reconquista do controle supremo e da dignidade cultura do povo africano.
Pois, infelizmente, em relação ao continente africano, ainda é necessário, que se quebrem várias rotulações que foram construídas pelos povos europeus, sendo, que o continente africano tem a sua historia, e mesmos com todas as suas imposições são possuidores e dotados de capacidades e propulsores de sua história.
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ResponderExcluirDe acordo com as discussões feitas em sala de aula, e com a análise do primeiro capítulo do livro de Kwame Anthony Appiah, “Na casa de meu pai”, e o capítulo intitulado, ”A Invenção da África”. Torna-se pertinente fazer uma reflexão sobre o pensamento proposto por Alexander Crummel, considerado por muitos, um dos pais do pan-africanismo, em que este relata que os povos da África devem ser pensados como sendo um povo único, ou seja, uma África una, homogênea e indistinta. O movimento do pan-africanismo nasceu em resultado às teorias raciais e ao racismo da segunda metade do século XIX, e teve como característica a idealização de um pensamento de movimento único para os negros, estando fundamentado nos conceitos de raças, sendo este o conceito norteador. De acordo com esse discurso, percebe-se que a África se transformaria no lugar “ideal” para os negros, e que estes possuíssem o mesmo destino, da mesma forma que pertenciam a uma mesma raça. Segundo Appiah, Crummel recebeu influência do pensamento racialista que atingiu seu auge no século XIX, o autor compreende que essa corrente de pensamento constrói uma concepção errônea sobre o continente africano, como sendo homogêneo.
ResponderExcluirCrummell e os pensadores afro-americanos tinham um pensamento eurocêntrico, por isso afirmavam que a África precisaria ser domada do paganismo e da selvageria para depois ser unida em torno da raça negra e para tal feito visavam também adotar um idioma em comum, Crummell não tinha dúvidas de que o inglês era língua superior às línguas das populações nativas da África, porém, não teria motivos para ser otimistas, pois na maioria das nações anglófonas aprenderam pelo menos uma língua nativa além do inglês. O pan-africanismo surgiu para buscar uma África culturalmente homogênea e indistinta, onde todos deveriam se unir, falar a mesma língua e pertencer a uma única religião.
Entretanto, o movimento pan-africanista com seu caráter político e social baseado numa organização homogênea, pregou a uniformização do continente africano em uma esfera única, sendo está uma perspectiva equivocada, pois dessa maneira não poderia compreender a diversidade e pluralidade existente no continente africano. Sobretudo, o fato de ter sido gestado por uma elite intelectual fortemente influenciada pelos europeus, contribuiu para que se construísse essa ideia errônea de uma África homogênea. Diante disso, não podemos ignorar sua importância para o desenvolvimento da consciência africana.
É imprescindível destacar que Crummell herdou não só a concepção européia de raça, como também a compreensão aceita da natureza da civilização e a suposta falta dela no continente africano. Segundo Appiah, Crummell tinha algo em comum com contemporâneos europeus e norte-americanos, pois acreditava em uma ideia negativa da cultura tradicional do continente africano, sendo está desprovida de princípios e ignorante, ausente de traços positivos da civilização, assim como "selvagens". Compreender estas questões é de grande importância para entender o pensamento de Crummell juntamente com os pan-africanistas.
Em suma, a África é um continente nada homogêneo,sendo este, um continente marcado por sua diversidade e pluralidade e que possui também suas riquezas naturais e econômicas, ou seja, é um continente com suas singularidades e não constituído apenas de miséria e caos como é retratado corriqueiramente pala mídia.
No texto “Na Casa de Meu Pai – A Invenção da África”, do filósofo Kwame Anthony Appiah, ele questiona a ideia da existência de “raças humanas”, e de como a diversidade cultural africana ficou reduzida e limitada com a experiência da construção de uma identidade africana, identidade esta que na visão dele dependia do olhar do centro da imposição social, da política pré estabelecida e dos valores culturais impostos pelos colonizadores.
ResponderExcluirO Pan-africanismo foi trazido para a África através dos negros que estudaram nos Estados Unidos, que ao retornarem para África, lutaram pela independência de seus países e pela construção de uma nação povoada por negros, entendendo ser a África terra ancestral dos negros, para onde todos deveriam regressar.
No entanto, o Pan-africanismo surgiu acima de tudo para buscar uma África culturalmente homogenia e indistinta, pois, uma África dos negros para os negros, aonde todos deveriam se unir, pertencer a uma única religião, no intuito de todos falar a mesma língua. É preciso desconstruir esta África historicamente construída ao longo dos tempos, aonde perpetuou-se uma imagem de desordem, fome, miséria, doenças e outros.
Portanto, muitas barreiras e preconceitos ainda precisam ser revistos, muitas ideias modificadas e muitos conceitos consagrados precisam ser analisados de formas neutralizadores, para que o continente africano possa realmente ir além das primeiras invenções e enfim se solidificar como um continente único e plural, que realmente é, enfim a “Invenção da África”, passou por inúmeras mudanças para se tornar o que realmente ela representa atualmente.
Em “A Invenção da África”, Appiah discutir sobre o pan-africanismo, movimento que nasceu na segunda metade do século XIX dominantemente entre os africanos da África Ocidental de colonização britânica, a partir do crescente intercâmbio com negros dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. Tal movimento surgiu em resposta às teorias raciais e ao racismo da segunda metade do século XIX, com a idealização de um pensamento de movimento único para os negros, em que os mesmo se uniriam em uma ideologia livre do colonialismo e do racismo europeu. Desde sua origem o Pan-africanismo esteve atento á situação do negro em todo o mundo e voltou-se especialmente contra a ocupação da África.
ResponderExcluirDentre os principais pensadores do Pan-africanismo pode-se destacar Alexandre Crummell, que defendia a ideia da homogeneidade racial dos africanos. A África era pensada como um continente formado por um único povo, o povo negro, que deveria formar uma unidade natural.
Em sua longa historia o Pan-africanismo configurou-se como movimento racial, cultural, e político que conclamava as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência, sendo assim o Pan-africanismo enquanto discurso e movimento de autoafirmação apresentou-se com um caráter anti-imperialista e anticolonialista.
Ana Gonçalves