A aula em questão, realizada no dia 26/07/2011, teve como dinâmica a apresentação do tema por parte de dois alunos do sétimo período.
o tema da aula foi: os anos 1880: partilha ou roedura? O contexto prévio da Conferência de Berlim, os missionários e viajantes.
O termo "roedura" utilizado por historiadores contrários à ideia de partilha, a qual conota passividade dos africanos no processo de colonização, é apropriado para explicar a espoliação realizada pelos europeus no continente africano, primeiro nas regiões costeiras e posteriormente em seu interior, desde o século XV, e que culminou na conferência de Berlim(1884-85). Nesse rol de historiadores podemos destacr Leila Leite Hernandez.
ResponderExcluirEsta autora ressalta dentre outras coisas o fundamental papel dos missionários e viajantes, tanto para coletar informações necessárias à invasão quanto para desestabilizar as religiões, as autoridades e as diferentes sociedades africanas e facilitar, deste modo, a penetração e dominação europeia. Assim, guardadas as devidas proporções, o papel desenvolvido pelos missionários de diferentes ordens religiosas na colonização africana assemelhou-se ao exercido pelos padres jesuítas nas américa nos séculos XV e XVI, a saber, catequizar, impor novos valores, demonizar os deuses e a religião dos autóctones, destruir as suas crenças, incriminar as suas identidades e memórias.
Contudo, devemos recordar que este processo de imposição de uma nova religião também não se deu pela aceitação passiva por parte dos diversos povos em questão. Alí, não houve uma aculturação (uma cultura superior que domina e se sobressai a uma inferior) e sim uma interpenetração cultural: negros e brancos foram influenciados concomitantemente uns pelos outros.
Por Arielson Batista.